Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A importância da crise

Queixar nunca esteve tão na moda. Com o advento das redes sociais, tal prática acontece quase que na velocidade do pensamento: praticamente instantâneo. E com alcance global.

Mas do que se queixa? De tudo! Banalizaram o verbo antes usado apenas pelas pessoas mais conscientes e espirituosas. Alguns (queixosos!) dirão que o verbo "queixar" foi democratizado. Pois foi além, foi realmente banalizado. Apesar de que a face extrema da democracia é a banalização.

A necessidade de omitir uma opinião para que todos vejam tem se tornado patológica. E a queixa é a vertente mais comum desta patologia. O que me preocupa é que se trata de uma patologia para a qual a ciência não descobriu tratamento, muito menos há perspectiva de cura.

Para queixar, não se exigem currículos recheados e argumentos rebuscados. Até as queixas mais bestiais têm o seu lugar cativo: viram comédia. As bem elaboradas, consultoria.

E o que mais vejo os brasileiros se queixando é da crise provocada pela corrupção institucionalizada pelos políticos, e já habitual há muito na população.

No popular pensamento de que "tudo na vida existem dois lados, o bom e o ruim", certamente na crise há um lado muito bom. Você conseguiria enxergá-lo, refletir sobre ele, e agir positivamente sem se queixar da crise?

Pode ser surpreende...

Ismael Alexandrino

Ao som do vento frio no 17°andar
Degustando Água Mineral