Café Alexandrino - O lado aromático da vida

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Inversão apocalíptica de valores

Para ler em silêncio, desligue a Rádio do Café no menu à direita.

Crônica

Cada tempo tem o seu império; cada império tem suas loucuras; cada loucura, seus defensores! Foi assim no império grego; depois no império romano; hoje, no império capitalista (melhor chamá-lo assim)!

As sociedades se sucedem; novas formas de governo são experimentadas; novas teorias administrativas tentam balizar a ordem mundial, mas coxeamos em princípios básicos e fundamentais da ética e da moral, o que compromete nossa existência, enquanto ser humano, político por natureza.

Parece viver-se, nos dias hodiernos, inversão de alguns valores que nos remetem a questionar nossa própria condição intelectual! Tem-se a impressão de que estamos formando novos manuais de conduta, centrados na violência, desenhando-se uma escada sem corrimão, com declive de destino ignorado! -- Tudo em nome da ganância e do prazer momentâneo, em relacionamentos notadamente egoístas.

As civilizações criaram deuses que ocupam o lugar de Deus, como o poder, o sexo e o dinheiro.

Os padrões morais se confundem, em nome da liberdade de expressão do pós-modernismo (se é que há este momento na história!) com conseqüências preocupantes, do ponto de vista ético-conceitual!

Neste contexto, os pais, de tão ausentes e distantes dos filhos, perderam a autoridade dos lares; os filhos, por sua vez, jogados na selvageria das grandes cidades, perderam a noção de família! -- Contempla-se uma verdadeira multidão de filhos pródigos! Estes não vêem que os sonhos estão na poesia, e não nas drogas; não enxergam que fazer amor é diferente de fazer sexo; não percebem que liberdade é diferente de libertinagem! Assim, a célula-mãe da sociedade está doente, adoecendo -- conseqüentemente -- todo o organismo social!

O homossexualismo avança em escala geométrica, mundo afora, num viés que insiste em ser absorvido pelas constituições, de tanto respaldado pelas consciências ditas evoluídas!

O capital especulativo mundial, globalizado, eletrônico e volátil, dita as regras da economia sem fronteiras, patrocinando o ócio dos países ricos e prejudicando as nações em desenvolvimento, que são mantidas como verdadeiras colônias econômicas, pela prática abusiva de juros escandalosos, numa autêntica agiotagem internacional legalizada!

Fica o alento de que todos os impérios terrenos têm início, meio e fim! -- Restando-nos, portanto, lutar e torcer para que este atual, que mostra, já, alguns sinais de tombo, não vá muito além, o que poderá nos custar um apocalipse antecipado!

Avaniel Marinho

Ao som de 'Miss Sarajevo' - U2
Degustando Café Preto
Imagem: 'Cavaleiros do Apocalípse' - Bassan Medonça (Homenagem ao massacre da fome em Ruanda, África)


4 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente! Este pós-modernismo está me dando nos nervos! Como o homem pode ser tão cego a ponto de não ver que está levando à sua própria abolição?

Anônimo disse...

Eu sou uma adoradora de café. Sou além do que os olhos observam...sou sua fã. Beijos

Pollyana disse...

Os homens e seus brinquedos. Nações e vidas... Esse é nosso tema essa semana!
Beijos

Anônimo disse...

Prezado Avaniel, com alguns temperamentos no que tange ao parágrafo que fala do "homossexualismo", por não ter nenhuma objeção (nem religiosa) a ele, embora não o patrocine despudoradamente, gostaria de parabenizá-lo pela crônica. Fiquei deveras admirado com tamanha lucidez de raciocínio e refinamento na escrita.

Um abraço,

Yuri Monteiro Brandão - YMB - AL.
Blog Cultural Textos & Contextos.
yurimbrandao.blog.uol.com.br ou yurimbrandao.zip.net