Café Alexandrino - O lado aromático da vida

segunda-feira, 17 de março de 2008

DDI

Crônica
Uma ligação de looonga distância:

— Alô?

— Eu queria falar com o serviço de atendimento ao consumidor.
— Pois não.


Minutos depois:


— Serviço de atendimento ao consumidor, Deus falando.

— Deus?
— Sim...
— Nossa, o Senhor, assim...
— Qual é a surpresa, minha filha? Você fala Comigo todo dia.
— Mas o Senhor não responde...

— Isso é o que você pensa. O que você precisa, minha filha?
— Deus, sabe o que é? O Senhor me mandou um filho diferente do que eu pedi.
— Tem certeza, minha filha?
— Olha Deus, eu pedi um modelo luxo e o Senhor me mandou um STD?

— Porque você acha isso, minha filha?

— Eu queria que ele fosse inteligente, calmo, educado... Ele não é nada disso.

— Minha filha, quando ele saiu daqui ele era tudo isso, você é que andou estragando ele.

— Não sei Deus, eu tenho que ensinar tudo para ele, como pode ser inteligente?

— Ele aprende rápido, repara minha filha. Aprende até o que você não ensina. Aprende com suas atitudes.

— Deus, o certificado de garantia esta ilegível, e no lugar do proprietário, não tem meu nome e nem o do pai.

— Filha, você não é a dona dele, você é mais do que isso: é a mãe! Você está cuidando de um filho Meu, que será entregue ao mundo para realizar boas obras.

— Deus, estão faltando páginas no manual de instrução.

— Como assim, minha filha?

— Dúvidas mais freqüentes, como agir em determinadas situações, o que quer dizer cada tipo de choro... Essas coisas.

— Minha filha, há páginas que só uma mãe pode preencher. Cada ser humano é único, e às vezes um desconhecido para si próprio, então essas páginas podem jamais ser preenchidas; mas com amor, todas as páginas serão preenchidas, pois é esta a única tinta capaz de escrever neste manual. Cabe a você escolher o caminho a tomar.
— Quanto tempo eu tenho de garantia?

— Posso garantir a você, que ele ficará ao seu lado o tempo necessário, tempo este que você nunca achará suficiente. Posso lhe garantir também que você estará sempre ao lado dele, embora muitas vezes não aprove suas atitudes. Se você, verdadeiramente, aprender a ser mãe, estará ao lado dele, para ampará-lo e corrigi-lo. Assim você estará escrevendo mais uma página do manual.

— Deus, eu não tenho mais tempo para mim, ele toma tudo, ocupa todos os espaços. Eu nem me reconheço mais.
— Você não se reconhece em cada vitória de seu filho? Você não reconhece, cada minuto do tempo empregado? Se ele estiver lhe dando muito trabalho, posso trazê-lo de volta.
— ...

— Você quer isso?
— Não, não Deus, eu acho que não sei mais viver sem ele!

— Deus, eu queria me preparar, será que o Senhor pode me dizer qual a pior tarefa, a qual, uma mãe pode ser incumbida?

— Àquelas, para as quais, ela não esteja preparada. Minha filha, Eu lhe dei o filho que você Me pediu. Um filho perfeito é aquele que você ama, seja ele como for. Toda mãe tem filhos perfeitos, porque a perfeição está nos olhos de quem vê e no coração de quem pede. Vai, mãe, cuida do teu filho, vive um dia de cada vez, aprende o que o dia te ensina. Não procure o manual, não busque garantias. Ame, assim você encontrará todas as normas e conhecerá todas as garantias.
— Deus, muito obrigada, se eu precisar posso...

— Pode, minha filha, todas as vezes que você precisar.
A ligação é encerrada.

São Pedro anuncia outra ligação, e desconsolado pergunta:

— Elas não aprendem?

No que Deus, responde muito pacientemente:


— Elas já sabem, querem apenas a confirmação.
— Confirmação de quê? – pergunta São Pedro, atônito.

Deus, olha, dá uma risadinha e diz:


— Que têm o filho perfeito.


Gláucia Taricano¹



Ao som de 'Ai ai ai' - Vanessa da Mata
Degustando Chá de Maçã Gelado
Imagem: 'Enquanto passa o trem' - Ismael Alexandrino

Gláucia Taricano¹
amiga que muito estimo é mãe em tempo integral, blogueira de mão cheia, dona do blog "Mãe 24h".

Um comentário:

Anônimo disse...

É um texto muito bom, eu diria, quase uma verdade universal. Uma pena que hoje em dia filhos venham de acidentes e não de pedidos, mas fazer o que? É a modernidade!
Ainda não li os outros posts, mas tenho certeza de que boas coisas encontrarei.
Uma boa noite.
P.s.: meu e-mail é hw.fall@bol.com.br