Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Parábola do papagaio

Crônica

Não sei se é piada já em forma de piada mesmo, ou se limita à citação de uma crônica de Humberto de Campos, na minha opinião, ainda o maior cronista da literatura brasileira.

Um sujeito queria comprar um papagaio, entre outras coisas, para ensinar-lhe a dizer todos os dias: "Deus seja louvado!", frase machadiana que durante algum tempo figurava nas cédulas do dinheiro em circulação. Um vendedor de papagaios ofereceu-lhe um espécime raro, belo e brilhante em sua plumagem verde e amarela, com alguns toques de azul, uma síntese animal das cores da nossa bandeira, salve, salve.

O comprador perguntou:
- Ele fala?

O vendedor respondeu:
- Não. Mas ele pensa.

Lembro a anedota às avessas, quando vejo e ouço certos governantes e políticos, o mais notório deles sendo o próprio presidente da República, que é uma mistura de político e governante.

Ao contrário do papagaio da anedota, eles falam, falam muito, falam demais, a qualquer hora e por qualquer motivo. Bem ou mal não importa para eles. O que importa é falar.

E ainda ao contrário do papagaio citado aí em cima, não pensam. Ou pior, só pensam naquilo. Como o Juquinha de outra anedota, que só pensava em sacanagem e coisas afins.

A nossa classe política, com as exceções de praxe e circunstância, que felizmente são muitas, está repleta de papagaios emplumados, patrióticos, alguns deles chegam a estar a venda. Falam, falam, mas não pensam no compromisso que assumiram nas campanhas eleitorais, quando juraram trabalho, honestidade e dedicação à causa do povo que os elegeu.

Carlos Heitor Cony¹


Ao som de 'Telegrama' - Zeca Balero
Degustando Leite Gelado com Chocolate
Imagem: 'Come capim porque gosta' - Luiz Lage


¹Carlos Heitor Cony, romancista e cronista, é imortal da Academia Brasileira de Letras e membro do Conselho Editorial da Folha.

4 comentários:

Anônimo disse...

E não é que a foto casou bem com o texto?

E comem capim porque gosta mesmo. ;-)

Expondo-me disse...

Estamos precisando dos 'papagaios' que pensem e, porque não, de uns de 'ação' também. A maioria das pessoas só enxerga o que 'ouve' então valoriza mais os 'discursadores' de plantão do que realmente o conteúdo do que dizem (ou não dizem).
Perguntou de onde sou: do sul desta país! E você?
Abraços by Exposta

Luiz Lailo disse...

Eu, quando leio um blog, e se tenho a intenção de comentar, vou tecendo ao longo da leitura as minhas "conjecturas". Mas quando, ao final do texto, vejo que não é o Ismael quem escreve mas sim o Cony, eu tenho que corrigir meu rumo. Não gosto do Cony, às vezes ele aparece na Rádio CBN e falou justo há alguns minutos. Quando ele fala não posso deixar de pensar no amoral oportunista que recebe uma indenização milionária da nação à custa do contribuinte, como se fosse um pobre prejudicado pela ditadura.

Outro que apareceu recentemente nesse triste rol é o Ziraldo, criador do "menino maluquinho".

Um conhecido meu dizia: - "Você está certo, errado é quem te dá razão"!
Então o Presidente e seu grupo estão mais que certos com a quantidade de tontos que batem palmas para suas asneiras.

Eu vou procurar uma parábola para o Cony.

André disse...

É tem papagaio, gabiru, "tucanos"... =P
Tem de tudo... Só não sei é se os bichinhos (os de verdade) estão gostando dessa analogia toda...