Café Alexandrino - O lado aromático da vida

domingo, 26 de fevereiro de 2006

Freud na Sapucaí

Crônica

Cansado de teorias simplistas, retiro-me para minha casca de noz. Um universo muito restrito, pode ser. Mas confesso que o domínio público me assusta. Lamento por Freud, coitado. Fora assimilado pelo povo. Quase tudo para ele estava atrelado à sexualidade. Fora simplista e o povo gostou.


Não se tem dificuldade, principalmente em época de carnaval, em se encontrar seguidores de Sigmund. Estão espalhados por toda parte. Você entra num elevador e é indagado: "e aí, vai brincar muito no carnaval?" Não precisa ser um bom conhecedor de psicanálise, muito menos da premissa do seu pai, para entender subconscientemente o "brincar" dos freudianos. Queria poder brincar de fato, sem ser psicanalisado. Ficaria assustado? Sim. Possivelmente olhando para todos os lados com medo de tomar uma garrafada na cabeça cheia de água ou urina,ou até mesmo tomar um soco letal. Diante de tudo isso, ficaria sim assustado. Mas não pensem que estou, senão com um asco tremendo da vulgarização da teoria freudiana.

Lamento pelo povo brasileiro, coitado. Contenta-se com frases fecundadas pelo ócio elaborativo que até Nossa Senhora duvida das intenções. "O Brasil é o país do futebol!", "O Brasil é o país do carnaval!", "A única coisa ruim no Brasil é a fome!"....e por aí segue o simpósio da massa. Mas agora é a vez do carnaval! Cortemos verba do pão, pois o circo está em alta! Mais uma vez lamento. Desta feita, até me atrevo a lembrar aos hedonistas que a "comida" (estou sendo contaminado pelo povo. Até aqui as aspas estão me protegendo da vulgarização) pode acabar em duas semanas.

Um indelével sentimento está a me afligir. Trata-se de um desgaste percussiante; dizem que é uma música. Não sei bem o que é, confesso. Estão todos de cócoras à beira de uma garrafa, outros mandando um tal Serginho ir não sei aonde, um dizendo que não sabe fazer poesia e manda todos "se fuderem", e uma, mais exaltada, "quebrando o barraco". Deve ser mais sigmund freudianos. Só pode ser, soa tão pueril! E pior: o volume alto e ressonante na avenida está quebrando minha casca de noz ...

Quebrou! Agora estou no meio do povo, no carnaval, na avenida,....totalmente contaminado. Tenho que gritar, senão, não serei ouvido. Mas gritar o que? Só me resta ser simplista: USE CAMISINHA!

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Samba da Benção' - Vinícius e Moraes
Degustando Água de Côco
Posted by Picasa Imagem: 'Carnaval Dancer' - Anne Karing

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Alexandrino:

Cheguei até aqui via Silvio Vasconcellos, cara muito bom este texto, mais psicose coletiva do que o carnaval impossível..também peço licença e me retiro, trabalho estes dias e paro mais a frente em março para poder descansar sem o Freud a me perseguir.

drika disse...

Adorei o texto, adorei!!! Vc sintetizou toda a insanidade que domina o povo nesta época de carnaval, rsrs... E ainda sobra pra Freud, né?!
Sobre sacrificar o "pão", lembrei que o nosso governandor adiantou o pagamento do salário dos servidores, tudo para que o povo "brincasse" com dinheiro no bolso! Imagino a quantidade de gente que vai se endividar... o "circo" vai ser bem gordo. Quero ver na hora do "pão"...

(tb vou aproveitar o feriado p/ ler algo, tenho várias leituras atrasadas)

bjos!!

Anônimo disse...

Oi Ale! Menino eu ando sumidíssima, mas sabe como é né? gravidez é fogo, nao tenho tempo pra nada! :) Mas nao esqueci vc nao, viu? A Julia chega no finalzinho de Maio, começinho de Junho.
Gostou das aquarelas e telas? Que bom! Vou ver mais do trabalho da Anne Karing.... Um dia vc chega lá e eu tb! :) um beijo imenso, bom feriado e bom, que vc apareceu!
Smack!

Anônimo disse...

Ah! tem mais telas e aquarelas aqui:

http://www.flickr.com/photos/rachelkizirian/

acho que da página 3 em diante.
bjs

Avó do Miau disse...

Passei para tomar um café e devo dizer que é muito saboroso!
Voltarei mais vezes com certeza!
Beijinhos.

Vanessa Curcio disse...

Forte e impressionante. Agora sendo "simplista" também: Puta texto!!!

Eu escrevo às vezes no blog do Serginho (depoetaelouco) e tenho o meu, vanessacurcio.blogspot.com. Você deixou um elogio no site do Sérgio para a poesia - que eu fiz! Abraços!

Anônimo disse...

Já tinha lido este texto em algum lugar que vc havia publicado. É simplesmente fantástico!
Mil beijos