Café Alexandrino - O lado aromático da vida

terça-feira, 13 de junho de 2006

Com licença, vou amar...

Crônica









Em tempos hodiernos, muito se fala sobre o amor. Pouco amor se vive. É tema bonito, politicamente correto, alimenta o comércio, é letra de música em diversos ritmos, mas poucos -- poucos! -- têm o privilégio de vivê-lo de forma integral.

Viver o amor não é fácil. Exige renúncia, condicionamento, disciplina, esmero, doação. Viver o amor demanda, inclusive, tempo. Ah!, mas tempo é dinheiro, diriam alguns. Tudo bem, mas não há dinheiro no mundo que consiga comprá-lo. Amor não é dinheiro, seu valor é outro, muito acima de coisas compráveis, mesmo as que, supostamente, são bens duráveis.

Já ouvi dizer que sou sonhador demais, que vivo fora da realidade, que chego a ser besta, careta, pois amor não existe. Amor entre um homem e uma mulher, segundo os que ousam teorizá-lo nos bares da vida, não passa de tesão, ou melhor, ereção. O amor, neste caso, terminaria com ejaculação. Fico pensando quão seria efêmero se fosse assim. Já pensou nos que têm ejaculação precoce? E os brochas impotentes? Coitados! Estes, com certeza, nunca amariam ou seriam amados. Fidelidade coexistir com amor então, aí já é pedir demais. Para muitos -- quase todos --, é a utopia máxima que, porventura, possa existir.

Seria eu o utópico em pessoa? Não! Não mesmo! Sou um privilegiado, admito. Sou um dos únicos, sou um dos últimos. E o meu amor, no sentido de alma gêmea, ter uma pessoa amada, não é genérico. Meu amor tem nome, registro de nascimento e endereço fixo. Responde pelo nome de origem francesa "ILA", e guarda em seu significado "ilha". Não porque seja cercada de água por todos os lados, mas talvez porque ela seja cercada pelo meu amor por todos os lados e de todas as formas possíveis: eros, frater, philos, ágape.

O amor existe sim e não me interessa quem o desacredite e me veja como um sonhador ufano. Sou sonhador mesmo, pois tenho inúmeros motivos para sonhar, para viver, para regozijar naquilo que me foi concedido de graça. Não me importo em tentar definir o amor, muito menos criar uma cartilha de ditames. Ele não é teórico, é puramente prático e só se aprende amando. Importa-me, tão somente, senti-lo e vivê-lo, pois ele existe.

Com licença, vou amar...

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Você é linda' - Caetano Veloso
Degustando Romeo e Julieta
Imagem: Presentes que ganhei no dia dos namorados

9 comentários:

Anônimo disse...

AMOR LINDO,SOMOS MUITO PRIVILEGIADOS POR VIVER ESSE AMOR TÃO RARO!POR ISSO AGRADEÇO AO NOSSO DEUS TODOS OS DIAS POR PODER VIVÊ-LO DE FORMA TÃO PRESENTE E INTENSA COM VC,MEU LINDO!ONTEM FOI UM DIA MARAVILHOSO PRA MIM,FIQUEI SUPER FELIZ COM A SURPRESA TBM!!!OBRIGADA PELA ALEGRIA QUE ME PROPORCIONOU E QUE ME PROPORCIONA SEMPRE!
GRANDE BEIJO DA SUA ETERNA NAMORADA QUE LHE AMA MUITO!

Anônimo disse...

Prezado poeta Ismael,

Há razoável tempo que acompanho, aqui de Maceió/AL, seu Café. Inclusive lhe enviei um e-mail, mas não obtive resposta. Isso não faz sentido agora. O fato é que não resisti à poética desse lindo texto-homenagem ao seu amor, Ila, e debrucei-me a escrever este comentário. Belo texto, bela "poesia" em forma de prosa, bela demonstração de real sensibilidade, tão rara - ou melhor, quase em extinção - nos tempos atuais, de pessoas ditas "modernas".

Mais uma vez, parabéns pelo seu Café! E votos de coragem e autenticidade para continuar na labuta da oficina diária da vida, com muita poesia e amor, sim!

Saudações,

Yuri Monteiro Brandão - YMB - AL.
Blog Cultural Textos & Contextos.
yurimbrandao.blog.uol.com.br ou yurimbrandao.zip.net

e-mail: yurimbrandao@uol.com.br

Anônimo disse...

Não tinha visto antes pois, como bem colocaste, tinha ido amar...Comemorar meu Dia dos Namorados com minha metade, meu Max.
E também sou agraciada por ter alguém batendo aqui dentro. Sei do que falas e posso dizer, não és louco e sim, alguém que desfruta da bênção do Pai.
Abraço amigo poeta!

Anônimo disse...

Grande mestre ismael! Rpz, sinceramente é uma dádiva ler uma declaração de amor como essas. Como vc disse, muitos falam hj sobre o amor, que ele está perdido, que as pessoas não amam mais, que o amor antes ágape se resume atualmente a apenas sexo e por aí vai.... Ler uma declaração dessas é a prova de que ainda existem 'poetas da vida' como vc bem define, que acreditam que esse mundo sim ainda tem muita esperança de um dia ver todos transbordando de amor. Muitas felicidades em seu coração. Um grande abraço. Ricardo Gurgel

Jean Dettenborn disse...

Delicioso café.
Você me enviu um e-mail há algum tempo.
Seu e-mail me fez pensar. Não sem se lembra, eu sou do site www.geniotrabalhando.tz4.com. Você disse que a blogosfera precisa de coisa boa. Concordo.
Vou tentar fazer o melhor para a globosfera. Portanto, voltei.
Obrigado por me fazer pensar.
Espero que nos encontremos por aí. Abraço.

drika disse...

que lindo!! eu também sou entusiasta do amor e acredito que ele só vem para quem se dispõe a vivê-lo plenamente!!

bjos!!

Virginia Pereira disse...

É Ismael, adorei ver um homem falar de amor com esta propriedade.Ame sim, e dane-se os incrédulos, estão é cheios de inveja de ainda ver "sobreviver" este sentimento, realmente tão raro!Confesso, que cansei de amar sozinha esperando que depois de 20 anos conseguisse transformar "alguém" que não se dispunha a isto, fiquei triste e solidão acompanhada faz sofrer, mas continuo acreditando que a minha alma gêmea está por aí...me procurando, como eu a ela, mas me alegro em saber não ser a única ainda a acreditar!! Aproveite mesmo, é de graça e maravilhoso....e morram todos de inveja rsrsrsr!!
Em tempo, parei aqui sem querer vindo lá do Alvinho, e adorei, foi um bálsamo na minha madrugada insone e solitária... Se puder apareça, e um beijão para você e sua Ila, e parabéns pelo blog "classudo", misto de política, opinião, textos.. Até mais!!

Louise disse...

sempre bom tomar um café por aqui!
esse é especial...
cumplicidade exala entre vcs hein!
bju!

Anônimo disse...

best regards, nice info »