Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Enquanto isso, meu primeiro amor

Para ler em silêncio, desligue a Rádio do Café no menu à direita.

Ensaio


Estou deitado de lado com a mão na cabeça contemplando teus olhos verde-azulados. Nada me parece tão singelo quanto a profundidade do teu olhar. Já faz horas e horas que estou assim a admira-la. Se Auguste Rodin me visse desta forma, talvez pintasse um novo quadro. Quem sabe intitulado de "O Admirador". Se da Vinci visse tua silhueta e teu sorriso, talvez ousaria pintar o irretratável. Pode ser que nomeasse a tela de "A Nona brisa".

De fato pareces uma brisa do mar. Não necessariamente vista, mas sempre sentida. Consegues envolver as figuras na praia sem mesmo que estas, muitas vezes, notem. O fato é que consegues emoldurar o cenário. As ondas seguem o teu ritmo, os cabelos se esvoaçam, a areia fica na iminência de levantar e partir. É incrível como és capaz de esculpir o teu entorno. Onde tocas, modificas. E uma vez modificado, nunca mais torna a sê-lo como era antes.

Quando me tocaste a primeira vez, lembro bem, fora-me algo bastante peculiar. Algo parecido como o primeiro amor: idealizado e cantado por muitos, mas que poucos conseguem tocá-lo, senti-lo, vivê-lo. Naquela posição que eu estava, estático, pensativo, reflexivo, admirado, nada mais era do que um ser enternecido diante do seu amor, do primeiro amor.

Ah se eu fosse um poeta! Certamente, fazer-te-ia a mais bela poesia. Como não sou, faço-te o meu próprio poema. Admiro a beleza estética, a métrica e a rima, mas toco a alma extraindo dela a essência. Quem dera, eu fosse um romancista! Transcreveria nossos passos nas páginas de um livro tão bem como Shakespeare escrevera Romeu e Julieta. Mas, isso também não é especialidade. Então faço da nossa vida um best-seller recheado de capítulos de amor tão bonitos e singulares que nem o melhor dentre os escritores conseguiria descrevê-los. Se eu fosse um cantor, talvez eu comporia uma música especial. Como não nasci com este dom, faço-te a minha letra principal. Tocando seu corpo que mais parece um refinado violão, componho a mais bela melodia já vista. Canto-te como minha mais bela canção. Se eu fosse um maestro, sem dúvidas regeria sua vida. Contudo, prefiro reger os teus passos em minha direção. Sempre. E quando chegas até mim, peço que o faça repetidas vezes -- uma partitura recheadas de ritornelos. Se fosse um ator, meu maior desejo seria contracenar contigo. Como também não o sou, opto por fazer contigo o meu par romântico no palco da vida.

Nasci assim...à primeira vista, meio que sem dons especiais. Simples como o amor. Contudo, ao teu lado, nunca deixarei de procurar o tom. Mas farei deste tom algo incomparável, almejado, único, singular, intangível, sus generis. Regra de fé e prática. Amar-te-ei com a singeleza e a devoção de primeiro amor que és e que para toda vida há de sê-lo. A tua felicidade será o meu objetivo. A minha vida será o veículo. A nossa vida será o caminho. E que este possa sê-lo sempre completo, porém simples, assim como o amor. Pois ao teu lado, sentindo o teu amor, consigo ter a certeza que é na simplicidade que a vida floresce.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Contra o tempo' -Vander Lee
Degustando Chocolate Quente com Granulados Coloridos
Imagem: 'Woman Reading' - Pablo Picasso

6 comentários:

dade amorim disse...

Olá, Ismael. Obrigada pela visita e pelas palavras boas. Tenho dois livros publicados, um de contos e outro, como você pode ver lá no blog, é um romance. Fáceis de conseguir, é só pedir por e-mail diretamente ou procurar em alguma das livrarias listadas. O livro que a Euza está preparando pode ser adquirido daquele jeitinho que está postado, enviando a quantia e o endereço para ela. Beijo e felicidade pra você.

Anônimo disse...

Um ardente manifesto de amor adolescente, carregado de poesia. Meu abraço.

Anônimo disse...

Oi!!! Adivinha quem é?? é uma recem casada, super feliz!!! Conhcem?? Lidiane!!! Isso mesmo!!! Bom, como sei q vcs estão em sintonia!! Lá vai! Estou com muita saudades de vcs 2!!! Fiquei muito feliz em ver minha foto com a da Ila no Orkut do Ismael e Ila!!! AMEI!@
Oro por vc todos os dias e quero que seja mto feliz, vc é minha irmã, Te amo muito!!! Ilinha!!
Bjim, lidiane

Anônimo disse...

Primeiro, me senti à vontade em seu café! A prosa é excelente e o aroma do café inebriante! Uma mistura que prende, concorda? rs...
E este amor, poesia em prosa, é tão lindo que por si só é muito mais que uma tela de Rodin ou um retrato de Da Vinci!
Gostei demais, viu?
Beijocas

Pollyana disse...

Tarde com cheirinho de café... Cheiro de amor novo, de amor de sempre!

Anônimo disse...

What a great site Kohler coralais kitchen faucets dynamic travel and cruises military area grand forks oral surgery death during oral surgery Discount spring air mattresses howell david j dds - south central oral surgery Parts for 1988 ford mustang convertible laser facial surgery Free pop up blocker mac os Idea frame rate for video conferencing facial plastic surgery Finance america merchant account University of of dental oral surgery