Café Alexandrino - O lado aromático da vida

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Esporte e Violência: uma combinação nada perfeita

Redação Dissertativa


A mídia já veiculou várias matérias referentes à violência dentro dos estádios de futebol, esclarecendo que, se nesses locais houvesse maior segurança e reinasse a paz, os clubes poderiam lucrar quase 50% a mais do valor atual, sem falar que muitas famílias que só não freqüentam tais ambientes por medo dos inúmeros atos violentos que assumiram a cotidianidade do normal poderiam ali encontrar um entretenimento.

E ontem, em plena Copa do Mundo, quando se espera o mínimo de respeito, quer por quem joga, quer pelos torcedores e telespectadores, Portugal e Holanda deram um "show"... De pancadaria.

Pensando nesse tema de suma importância, resolvemos elaborar uma redação dissertativa acerca da intrigante questão:
o esporte, e enfaticamente o futebol, contribui para desenvolver a amizade ou a rivalidade entre os povos?


O esporte, desde os tempos clássicos, sempre teve como escopo o congraçamento entre os povos. Nutrir uma mente sã num corpo sadio era notável ideário que contribuía para o melhoramento das raças (ou de uma única raça, a humana, como preferem alguns) e união de todos. Contudo, hodiernamente, se assiste a competições esportivas que têm propiciado um triste clima de violência, quer por desavenças partidárias, quer por intrigas políticas, quer por picuinhas pessoais.

Nesse sentido, vive-se a época da banalização da violência. No decorrer de eventos internacionais, por exemplo, é comum o confronto hostil dos atletas que guardam sentimento de rivalidade pelos mais variegados motivos. Parece estar em jogo a superioridade econômica ou histórica dessas nações.

Mas não apenas em nível mundial se torna evidente essa disputa inferior e antiesportiva. O mesmo espírito de guerra é encontrado entre os pequenos e grandes clubes nacionais. Ninguém desconhece o fenômeno das torcidas organizadas, verdadeiramente beligerantes dentro e fora dos campos de competição.

Ultimamente, esse espírito agressivo filiou-se ao esporte de modo regional e universal. Não raro, aqui e acolá eclode uma contenda entre jogadores ou torcedores ou, ainda, entre ambos. A brutalidade, a estupidez e a incivilidade ganham proporções absurdas, de tal sorte que os mais exaltados, muitas vezes, são presos ou mesmo mortos a pauladas e a tiros.

A contrario sensu, é relevante que se registre o fato de que o exercício do esporte também propicia momentos "harmoniosos" e de relativa paz. Recentemente, em 2003, palestinos e israelenses compartilharam juntos (pasmem!) do jogo "Brasil versus Inglaterra" em considerável tranqüilidade; entretanto, é bem verdade que, após este, cessou-se a calmaria, a concórdia.

É deveras lamentável, pois, que um ideal inicialmente tão nobre inverta-se em páginas de violência e crônicas policiais. Quando não domina a emoção, o homem é capaz de regredir ao nível dos irracionais. E, nesse calor, queima-se toda razão e fenecem os ideais mais salutares.

Yuri Monteiro Brandão


[1] Este texto foi publicado no Blog Cultural Textos & Contextos, pertencente ao autor.
[2] Yuri Monteiro Brandão, aos 22 anos, está acadêmico do 4º ano de Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estudante de Filosofia e Línguas (latim, grego e italiano) do Seminário da Arquidiocese de Maceió, ex-secretário de finanças do Diretório Central dos Estudantes Zumbi dos Palmares, ex-monitor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Impacto Curso, tradicional curso pré-vestibular da capital alagoana, ex-trainee jurídico por Motta e Soares Advocacia & Consultoria, ex-colunista do jornal Primeira Edição e colunista do "O Jornal". É também parceiro do "Amigos do Livro", do Grupo Editorial Scortecci, e colaborador do site Releituras, seção "Novos Escritores".


Ao som de 'É uma partida de futebol' - Skank
Degustando Chá Mate com Rosquinha Frita
Imagem:

3 comentários:

Anônimo disse...

É realmente lamentável quando ocorre a violência nos campos de futebol. Eu tenho absoluta certeza que a culpa é dos técnicos, que não inibem os atos de violência dentro de sua equipe. Não sei como eles ainda conseguem dizer que JOGAM futebol depois de tanta pancadaria... Ao mesmo tempo, não entendi porque o jogo entre Italia X Gana foi debaixo de patadas de cavalo e Brasil X Gana foi maneirissimo, apenas com faltas consideradas dentro dos padroes normais...
Beijo grande

Alvaro disse...

Passando pra dar um oi... Passa no meu blog!!

Pollyana disse...

Olá! Gostei da temática...
Essa semana escrevi sobre a copa tb... Faça-mos uma visitinha
Abraços