Café Alexandrino - O lado aromático da vida

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Crescer se aprende

Crônica


Alguns peixes têm uma característica extremamente interessante: são capazes de crescer de acordo com o tamanho do ambiente em que vivem. Assim, se estão num pequeno aquário, medem alguns poucos centímetros, enquanto que, se estiverem numa represa ou num lago, podem medir duas, três, quatro vezes mais.

Seguindo este mesmo comportamento, algumas árvores, quando plantadas em pequenos vasos, não crescem muito, ficam limitadas no tamanho. Ao passo que aquelas plantadas onde o espaço e a quantidade de terra são abundantes, tornam-se robustas e com frondosas copas verdejantes.

O ser humano, como parte da natureza, também tende a crescer de acordo com o ambiente em que vive. Não me refiro, tão somente, ao crescimento físico, mas sim às peculiaridades que o diferencia de todos os outros seres viventes. Por aí perpassa o desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual.

Os peixes, bem como as árvores, são obrigados a aceitarem as limitações de seus próprios mundos. E se assim não fosse, não resistiriam. Ou seja, o fazem para o próprio bem deles. Ao homem, no entanto, foi dada uma grande liberdade de estabelecer a fronteira dos seus sonhos e os limites do seu mundo.

Desta forma, se somos um peixe maior que o aquário em que fomos criados ou se, porventura, somos uma árvore maior que o vaso em que fomos plantados, em vez de limitarmos nosso crescimento e nos adaptarmos a eles, deveríamos repensar nosso estado. Ainda que a adaptação inicial fosse melindrosa, desconfortável e até mesmo dolorosa, talvez fosse interessante buscarmos o oceano ou, quem sabe, uma pastagem verdinha do tamanho do horizonte.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'É preciso saber viver' - Titãs
Degustando Suco de Uva
Imagem:'Campos de Canola' - Joice

3 comentários:

Anônimo disse...

Só passando pra tomar uns cafezinhos atrasados...
:)
Bom resto de semana!
beijao!

Anônimo disse...

My Gosh, que coisa mais linda tudo isso!!!!!!!
****
Qual o tipo de memória da sua câmera? Posso pesquisar o preço por aqui. 30 doletas por uma memória de 4 GB tá muito barato, nunca vi esse preço por aqui nem na promoção pós thanksgiving ou pós natal. O máximo que eu vi foi $19 por uma memoria de 1 GB, mas na promoção do Natal.

Beijocas

Anônimo disse...

Olá ...
Bom, não nos conhecemos mas, ao passar pelo Café Alexandrino resolvi dar uma olhada e me surpreendi com cada coisa q li.
Realmente mto interessante...

Bom, adorei a sua crônica.
Bjos

Se cuida
Até a próxima...