Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sábado, 7 de julho de 2007

Sincretismo cultural

Ensaio


A diversidade cultural e étnica brasileira é um notável patrimônio. Seu caráter dinâmico, de permanente renovação, caracteriza-se pela "polinização", se assim podemos denominá-la, e pela constante capacidade de assimilação de tantas e tão variadas culturas em todas as regiões do país. Aqui temos uma combinação extraordinariamente fecunda de diferentes hábitos, costumes, crenças, lendas, superstições, com influências tão profundas na formação da nacionalidade.

Não se pode deixar de assinalar a contribuição de origem africana. Por sua força e inegável influência em nossa formação cultural, mereceu, em pleno início da nossa vida independente, a famosa frase de Bernardo Pereira de Vasconcelos: "A África viabiliza o Brasil". Ao mesmo tempo, porém, foi a mais esquecida, a mais perseguida e a maior vítima de discriminação sob todos os aspectos: étnico, religioso, cultural e político.

O Brasil é isso. Felizmente nós nascemos numa encruzilhada internacional, com diversos povos cruzando o Atlântico para desembarcar aqui. E os portugueses trazendo a linguagem de vanguarda européia da época, que era o barroco. E todos tiveram de se reinventar aqui, sob o sol dos trópicos, em contato com as culturas indígenas.

O que é tradicional hoje foi invenção ontem. Por isso, temos que aprender a lida com multimídia, candomblé e hip-hop. Entretanto, não podemos deixar de considerar que no Brasil se formou um novo Portugal e uma nova África, com possibilidades novas. Isso faz com que nossa cultura tenha traços mundiais. Tudo o que se produz aqui é o mais universal que se pode produzir no mundo hoje.

Ila Graebin1


Ao som de 'Aquarela do Brasil' - Ary Barroso
Degustando Chá de Hortelã
Imagem:'Chimba mandando no hip-hop' - Ismael Alexandrino


Ila Graebin1, minha namorada e amiga, é acadêmica de medicina e de fonoaudiologia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto simples (não simplório), curto, bem escrito, interessante. Parabéns, Ila. Não é tão comum pessoas de outras áreas do saber terem boa afinidade com a redação, com a produção textual. E também as parabenizações ao querido poeta da vida, por este sempre "sincrético" e delicioso Café. Um fraterno abraço!

Yuri Brandão/Maceió.