Café Alexandrino - O lado aromático da vida

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Soprando duas dúzias de velas

Crônica


Hoje acordei mais velho, com um ano a menos de vida. 24 já se foram. Quantos ainda me restarão? Imagino que ainda terei 66 anos pela frente até piscar para sempre. Não sei o porquê, mas acho que morrerei aos 90, com saúde e em paz. Assim como estou hoje. Só que com cabelos grisalhos, pele mais ressequida e com rugas. Pode ser que eu esteja mais experiente. É razoável acreditar nisso. Torcerei muito para que esteja mais sábio. Mas o que peço mesmo a DEUS, é que eu esteja com um coração de menino.

Assim como hoje, naquele dia futuro, agradecerei a ELE pela vida, pelo espetáculo que é viver. E, se me for concedido, agradecerei o viver menino, o viver criança, o viver com simplicidade e com alegria.

Não temo a morte, nunca a temi. Vejo-a como uma das etapas da vida. Contudo, não me restam quaisquer dúvidas de que amo as etapas anteriores. Claro. Amo tanto, que comemoro cada dia vivido, cada dia gasto com prazer, sem amarras, sem ponderações desnecessárias, despreocupadamente. Óbvio que tenho minhas ocupações cotidianas, é natural tê-las. Metas, desafios, planos, esperança precisam habitar o coração de qualquer um que ama a vida. Tudo isso nos norteia, nos dá o prumo, o rumo. Ocupar antecipadamente, no entanto, — ou seja, preocupar — pouco ajuda nas realizações. Ao contrário, ao fazê-lo desperdiça-se grande quantidade de energia, se perde a saúde, se adquire rugas antes da hora. As rugas (marcas do tempo decorrido) virão, eu sei. Só não as quero de véspera.

Num belo poema bíblico está escrito que para tudo há um tempo debaixo do sol. E eu quero vivê-lo sem atropelos, em profunda paz, sentindo um raio de sol de cada vez.

E hoje, particularmente, é tempo de eu regozijar com a família, com o amor, com os amigos meus anos vividos. Na infância, quando eu descobri que uma dúzia eram doze unidades, lembro que sempre achava muito quando minha mãe pedia que eu fosse à frutaria comprar duas dúzias de laranja para ela fazer suco. Mas, olhando meu bolo de aniversário, não acho duas dúzias tantas velas assim.

Vou lá soprá-las logo, pois estão todos me chamando, querendo comer bolo de chocolate com pedaços de morango. Mas que fique claro: soprá-las-ei logo só porque já começaram os “parabéns pra você”, mas viverei sem pressa alguma, um dia de cada vez. Afinal, ainda me restarão cinco dúzias e meia de velas para serem sopradas. Acredito.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Oh happy day' - Jota Quest
Degustando Bolo de Chocolate com Morango
Imagem: 'Morango Moreno' - Fabi

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindoooo!Cada dia me surpreendo mais com seus textos!Cada vez mais lindos!!!
P A R A B É N S PELO SEU DIA MEU ANJO!!!
Quero estar com vc até vc soprar essas 90 velinhas ou mais!
Beijo grande de quem mto te ama!!!

Anônimo disse...

Bicho,
Calcular a idade do "jaz" é meio fúnebre, não achas? Todavia, mesmo assim, deste um apelo cômico... Inglês. De bom tom.
Melhor ainda, ouvindo Pixies... "Where's my mind".
Perfect.
Abraços, meu velho.

Anônimo disse...

É claro que do bolo não sobrou nada, mas nada mal um cafezinho agora.Mesmo atrasada...Parabéns.
Abraço.

Gui disse...

Agora sim! Já estava cansado de me imaginar pegando fogo! rsrsr

Ismael, não sei se foi hoje ou ontem... o fato é que temos um marco, como diz o nosso amigo Rubem Alves, você não tem mais 24 anos de vida. Fico feliz ao ler suas palavras e desejo que elas sejam intensas em sua vida... que você deguste o viver da maneira que você descreveu... e que Deus te abençoe sempre. Um abraço afetuoso do amigo Gnas.

Anônimo disse...

PARABÉNS... calcule os anos que se passaram, cada hora, cada minuto e segundo e, quanto aos que virão... Ah! deixa estar, que esses terão de vir e te desejo que superem todas as emoções já vividas por ti e que esse tempo novo te surpreenda ainda mais...
Beijos aspirinados.

Anônimo disse...

Feliz Aniversário entao Ismael, feliz dias felizes para a sua vida inteirinha!

Pensava que fosse mais velho, por ter uma cabecinha tao boa... com certeza aos 90 terás cumprido com mais dignidade ainda seu papel, o que já aos apenas 20 e tantos, já poderia comemorar.

Estive no Brasil nos últimos dias, infelizmente minha mae faleceu (um dia depois do teu aniversário), tô fazendo um tour nos Blogs hoje e fiquei contente em saber que comemorou mais um ano da sua vida.