Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Quase despedida

Poesia


Passo-a-passo,
Só, e vagaroso,
Passo pelo Paço inteiro
Até chegar ao terraço
Donde vejo
......[o cair apressado do sol
O Porto
O coxo, o flanelinha, o torto
A senhora enrugada sentada na calçada
......[com a mão estendida e os olhos fechados.
O Marco
O mar, a rede, o barco
O Capibaribe preguiçoso
Deslizando em seus ais
As pontes – muitas –, o cais
As pontas – muitas – das torres
..........[das igrejas históricas
De inumeráveis histórias
Paranóias, crimes, lascívia
Pecados, dores, e milagres.
Os armazéns, a maresia,
E o farol-falo de Brennand.

A fumaça do café preto
Dançante, torta, cheirosa...
Penetrando nas narinas,
Hipnotizando os sentimentos...
A Cultura,
Os livros,
As muitas paixões.

Nem te deixei ainda,
..............[e já tenho saudades.
Lembrarei de Ti? — Por certo.
Terei boas lembranças? — Muitas.
Más? — Também.
Quase sofro de véspera
..............[por ter de partir,
Mas não me chega a doer.

Se os nativos me permitirem,
Ó Recife,
– que te tanto bem quis
e nem um mal lhe fiz –
Chamarei-a de minha,
E levarei-a dentro do peito.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Tu vens' - Alceu Valença
Degustando Café Preto com Raspas de Canela e Chocolate

Imagem: 'Ponte Maurício de Nassau em Recife' - Ismael Alexandrino

4 comentários:

Kari disse...

Caramba! Lindo! Lindo demais!!!
Já deixei esse Recife e doeu tanto...
Mas ainda penso em deixá-lo no futuro. Saudade eu vou ter, mas eu vou seguir o meu caminho...

Beijo

Acacia disse...

show de bola ismael!
sou apaixonada por minha cidade e suas palavras caem como uma luva!
parabens pela inspiraçao e pela não inspiraçao (adorei o texto anteiror)!
bjuxxxx

Anônimo disse...

no seu blog, o texto com a data sexta-feira, 21 de setembro de 2007, desenvolvido por sua pessoa.

Na página está uma imagem do Recife ( Rio capibaribe, com lancha em movimento e Palácio Do Campos das Princesas ao fundo, com céu alaranjado).
Está imagem é de minha autoria, Gilberto Marcelino.
E foi feita sob encomenda para Prefeitura do Recife. Na primeira gestão do prefeito João Paulo.
Tendo inclusive expirado o prazo de veiculação, autorizada à prefeitura.
Esta imagem vem sendo piratiada, e usada por pessoas ou empresas. O que tem gerado ações judiciais.
Pois o uso indevido, sem autorização do autor, fere a Lei do Direito Autoral nº 19610.
Peço que providencie a retirada imediata.
Para confirmação, favor acessar:

www.diacolor.com.br
ou
www.abrafoto.com.br procurar fotógrafo Gilberto Marcelino.

Aguardo confirmação da retirada,

Gilberto Marcelino
(81) 92163363



Diacolor Produções Fotográficas
www.diacolor.com.br/banco

(81) 34272699 32413753
Fax (81) 34262980

Ismael Alexandrino disse...

Estimado Sr. Gilberto Marcelino,

Conforme solicitação do senhor, a fotografia tirada pelo senhor e que ilustra este singelo poema "Quase despedida" foi retirada do blog.

Substituindo a mesma, agora versa uma fotografia tirada por mim do terraço do Shopping Paço Alfândega, com o Rio Capibaribe e a Ponte Maurício de Nassau compondo-a.

Cordialmente, um abraço!

Ismael Alexandrino