Café Alexandrino - O lado aromático da vida

domingo, 23 de setembro de 2007

Um olhar atento sobre o moralismo religioso

Crônica


Nada me soa tão ignóbil quanto o moralismo religioso. Jesus Cristo veio para que todo aquele que fosse alcançado por sua boa nova tivesse vida, e vida em abundância. O que tenho visto o moralismo religioso produzir são pessoas psicologicamente doentes, encarceradas, cheias de paranóias, bloqueios e toda sorte pulsões, conseqüentes de projeções outrora reprimidas.

A observância da moralidade é fundamental para o bom convívio social. A ética, como um estudo crítico e reflexo sobre a moral, é imprescindível para nortear o bom caminho do indivíduo. O moralismo (muito diferente de um sério estudo sobre moralidade), no entanto, visa tolher a liberdade alegando que esta pode se tornar libertinagem. Uma falácia sofismável!

A ética de Jesus Cristo nos permite vivenciar desde já o paraíso (que é eterno). A moralidade nos aponta parâmetros no caminho. O moralismo nos mostra o cárcere e nos confina nele.

A ética do Mestre deve ser seguida, pois é de caráter imaculado, e, nela, não há dolo. A moralidade é interessante que seja observada, a fim de se compreender contextos e costumes. O moralismo religioso, por sua vez, deve ser desmascarado, e enterrado, pois chega a dar náuseas com cheiro putrefato de morte, muito distante de vida; mais distante ainda de vida em abundância.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Imagine' - John Lennon
Degustando Chimarrão
Imagem:'A janela do paraíso' - Pedro Vieira, o Viajante

Nenhum comentário: