Café Alexandrino - O lado aromático da vida

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A arte de educar

Ensaio

Em sociedades patriarcais, conservadoras, judaicas, esquerdistas, fascistas, anarquistas, consumistas, e até mesmo naquelas sem estrutura filosófica que se adeqüe, sempre há uma maneira de se educar os jovens. Em muitas, a palavra certa seria 'controlar'.

Atualmente muitas crianças e adolescentes estão recebendo de seus pais ordens dadas a gritos; regras lhes estão sendo impostas e limites lhes são estabelecidos, não como uma forma de integrá-lo ao mundo da moral e da dignidade, senão como forma de torná-los toleráveis na vida em comunidade. Dever-se-ia ensinar a esses jovens o caminho correto a ser percorrido, apresentando-lhes as ramificações desses bons caminhos e as inúmeras vantagens que lhes são atribuídas. É fundamental lhes instigar a vontade de vencer e aprender. Autocontrole, confiança e segurança são a base maior de um caráter livre e que vence barreiras, sem delas fugir.



Para tanto, é preciso saber educar. A arte de educar exige prévia cultura, conhecimento histórico, boa retórica e inteligência articulante. É necessário dar bom exemplo. O filho, a fim de ouvir e seguir os ensinamentos do pai, deve, antes, se orgulhar dele. Ao se usar de parâmetros educativos, o objetivo é tornar o ser feliz, produtivo e sociável. Ao se usar de limites e ignorância – ameaçando punições –, o ser se tornará descontente, tentado, revoltado e errôneo.

Incrustado em si a humanização, e já de conhecimento de seu próprio valor, o jovem tende a construir seu caminho, independente e virtuoso. Embora tenha que respeitar, criticará e recusará a vulgaridade e os sensos comuns, os vazios em sua auto-reflexão, em sua essência.

A educação é como um gen. Seja este mau ou bom, passará aos descendentes das pessoas, e contaminará a população. Limites como: "volte no máximo às nove", "esteja na cama exatamente às dez" ou "não sairá com sua namorada hoje porque já saiu ontem", não são atitudes construtivas deixadas como herança. Mas "Sê melhor e anda com os melhores" é um sábio ensinamento deixado na família; perdura por gerações.

Há de haver assistências afetivas, atenção ao desenvolvimento do filho, estudo de sua psicologia, e propostas de atividades e competições que garantam não somente o crescimento humanitário do adolescente, como também a proximidade da relação pai-e-filho. São, pois, o início ideal da formação do jovem, sem que nada disso requeira extremo estabelecido que restrinja as ações do mesmo.

Gabriel Carvalho¹


Ao som de 'Pais e Filhos' - Legião Urbana
Degustando Milho Verde com Suco de Maracujá
Imagem: 'Pai e Filho em Lençóis-BA' - Ismael Alexandrino

Gabriel Carvalho¹, meu querido sobrinho do qual me orgulho, faz 2º ano do Ensino Médio no Colégio WR, em Goiânia-GO.

2 comentários:

Kari disse...

Caramba, acho que já li um ensaio dele por aqui, não foi?
Caramba, é pra se orgulhar mesmo! O menino é fera!!!!

E concordo com ele que a forma como andam ensinando não é lá das melhores. Por isso que as crianças estão ficando do jeito que estão, cada vez piores...

Beijo,
Kari

PS.: Ah, obrigada por dizer que o blog está cada vez melhor! Fiquei feliz em saber disso.

Anônimo disse...

Nossaaa
o Gabriel realmente leva jeito!!!
ele consegue expor suas idéias muito bem e de forma clara
esse site vale ouro, são tantos temas diferentes que enrriquecem inclusive o nosso vocabulário, além de colaborar para um desenvolvimento favoravel na escrita!!!
é isso aí...
Gabriel continuaa escrevendo que sempre que der so uma passadinha aqui tah !!
Bjoo ;*