Café Alexandrino - O lado aromático da vida

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Como controlar finanças pessoais

Artigo
Imagino que muita gente tem dificuldade em lidar com dinheiro. Isso independe da quantidade que se ganha. Ricos e pobres sofrem desse mau hábito. Claro, há exceções. Pois eu não sou exceção.

O leitor então poderia perguntar o porquê de eu escrever sobre "como controlar finanças pessoais" se eu também tenho dificuldade em lidar com dinheiro. É fácil de entender. Decidi semana passada que quero ser rico. E na atual condição financeira é, simplesmente, impossível eu me tornar rico se não mudar algumas práticas.

Aos que acham que querer ser rico é coisa do demônio, dou-me ao luxo de ignorá-los. Aos que acham que querer ser rico é coisa de Deus, sinto muito por sua falaciosa teologia da prosperidade. Eu quero ser rico porque quero ser rico. Alguns insistentes podem dizer que o importante é ser feliz, e que riqueza material não importa, pois há inúmeras outras formas de riqueza. Concordo. Acontece que já sou muito feliz e as outras riquezas subjetivas eu já as tenho de sobra. Agora quero ter dinheiro, muito dinheiro. Ser rico financeiramente falando. Simples assim.

No entanto, aqui não falarei de como se tornar rico, mas sim de como controlar finanças pessoais. Acredito que isto precede àquilo. Lógico que excluo os que já nasceram em berços de ouro. Estes podem, eventualmente, não saber controlar as finanças. Pois eles não se tornaram ricos; já nasceram assim, são ricos congênitos.

A regra é bem óbvia e bem simples de ser compreendida: gastar menos do que se ganha. Grande revelação! Você deve estar pensando. Não só de revelações viverá o homem. O óbvio às vezes precisa ser dito, aliás, re-enfatizado. Acontece que esta óbvia e simples receita é extremamente difícil de ser seguida pelos gastadores.

E eu sou um gastador inveterado. Aprendi com minha mãe e irmãos. Ainda não comprei urubu voando, mas por falta de oportunidade. Gosto, sobretudo, de comprar livros. Vários.

Na empreitada de tentar controlar finanças, ajudas eficazes quase sempre são bem-vindas. Para usar a regra que mencionei faz-se necessário ter atitudes aliadas. Uma delas é ser organizado; é fundamental saber quanto de dinheiro entra em um mês e, sobretudo, quanto sai e, principalmente, por onde sai, em que o dinheiro está sendo aplicado. Só que também não é nada fácil se organizar neste aspecto.

Alguns que se dizem organizados fazem anotações em caderninhos. Outros utilizam de planilhas eletrônicas. Ainda há aqueles que dizem guardar tudo na cabeça. Os caderninhos eu odeio – todos! –, principalmente os de capa verde e azul. As planilhas eletrônicas pressupõem que o indivíduo que lida com elas já é organizado. Guardar tudo na cabeça no que tange finanças, sinceramente, não é comigo.

Complicada minha situação então, hein? Mas tenho fé! Você tem? Se for um otimista e responder que "sim", apresso-me em informá-lo: fé não basta, meu querido leitor. A fé que tem, tem-na para ti, mas me importo em lembrá-lo que você vive em sociedade.

Mas....Mas!.... ainda assim há solução. Existem no mercado (calma, calma, não estou oferecendo mais um gasto mercadológico não) alguns aplicativos que se propõem em ajudar na organização das finanças. São softwares bastante completos que já trazem as planilhas prontinhas, organizadinhas. E mais: alguns deles, inclusive, importam seus extratos bancários para preenchê-las através de um documento emitido virtualmente pelo seu banco. Tudo isso traçando gráficos ilustrativos e mostrando indicadores.

Um bastante conhecido é o Microsoft Money. Só que este é pago. No entanto, ainda há recurso para a sua vida financeira descontrolada. Descobri, recentemente, um aplicativo muito bom, muito completo, e muito fácil de ser atualizado. Ele se chama
Hábil Pessoal e é disponível para download gratuitamente. Tem, inclusive, vídeo-aula gratuita, que ensina você a utilizá-lo. Quando eu digo "gratuitamente" é com zero custo mesmo. O pessoal trabalha de graça, então? Claro que não! Há anunciantes que patrocinam o desenvolvimento do software. Há também uma versão paga para quem não quer ver o anúncio dos patrocinadores, ou para empresas. Mas não vejo necessidade de adquiri-la.

Bom, para começar, essas são as minhas sugestões: gastar menos que ganhar, organizar-se, obter auxílio – por exemplo, de um software desses – e, claro, trabalhar. Porque milagres não costumam acometer os que não trabalham. Tudo bem, pode colocar alguém para trabalhar para você, mas não esqueça que o trabalho é fundamental.

Controlar finanças pessoais, por mais que pareça, não é mágica. Trata-se de ilusionismo, que até parece mágica, mas tem toda uma lógica por trás. Vamos lá, mova-se! Tire o pé da lama. Quem sabe em breve já não dê para você pensar em ser rico também.

Ismael Alexandrino

Ao som de Moedas de Ouro sendo amontoadas
Degustando Green Label
Imagem: 'Eu odeio contar moedas' - Álvaro Martins

2 comentários:

Anônimo disse...

finalmente alguém concorda comigo (3º parágrafo)

ótimo texto, ótimos argumentos e ensinamentos

K disse...

então junta isso com o livro "O Segredo" e pronto, vc ficará milionário! Mas terá que dividir um pouco comigo, pq eu já pedi isso antes!
o Segredo diz: imagine, a força do pensamento, faz acontecer! :)
beijos