Café Alexandrino - O lado aromático da vida

terça-feira, 21 de março de 2006

Medicina e cura

Ensaio

Ao se falar de métodos de cura tem que se ter a noção que nem sempre fala-se de medicina. Portanto, não cabe na discussão a vituperação de quaisquer ciências ou atitude que possam de algum modo promover a cura de alguém.

É sabido que a medicina atual, principalmente a ocidental, encontra-se altamente arraigada e com os pés calcados num tecnicismo positivista voltado à erradicação de doenças. Contudo, uma visão menos segmentada do ser humano deve ser analisada pelo médico que se propõe a cuidar de um doente. Digo "cuidar" do doente por achar tal verbo com uma semiótica mais completa do que o "curar". Curar se detêm apenas no fato de recuperar a saúde. Cuidar vai além! Cuidar é zelar pelo bem-estar ou pela saúde de alguém, mesmo que a cura não seja possível.

Concerne ao médico, o entendimento e compreensão de que muitas doenças apresentam um viés psicológico importante e, como tal, a terapêutica nem sempre está atrelada somente à administração de drogas, principalmente as alopáticas. O que se percebe é uma discriminação e preconceito com relação aos diversos métodos de cura. Tais atitudes devem ser revistas, pois sabe-se que, desde os tempos longínqüos, praticamente todas as civilizações utilizam algo que foge ao científico, ao empírico, para se obter a cura. Magias, mitos e elementos religiosos, tudo se unia de alguma forma à ciência, adaptando-se à cultura local para se curar um enfermo. Daí vieram muitas técnicas e costumes que hoje são empregados como, por exemplo, cromoterapia, yoga, heik, curas mediúnicas, acupuntura, fitoterapia, dentre outras.

Assim, de uma forma holística, depreende-se que, muitas vezes, controlando a psiquê do indivíduo, harmonizando-o espiritualmente e até mesmo socialmente, obtém-se a cura alcançando, desta forma, o pleno cuidado do paciente. É importante que o paciente tome consciência do processo do seu tratamento aderindo-se a ele, tornando-se um agente. Daí mais um fator relevante dos métodos alternativos; pois, sendo eles menos agressivos ao organismo, torna-se mais fácil a adesão.

Em suma, percebe-se que a nobre arte de curar extrapola os ensinamentos da academia médica e, por conseguinte, os limites do empirismo científico. Posto feito, ao cuidar de um paciente, a individualidade de cada um deve ser analisada, bem como respeitada as diversas terapias, tratando o próximo sempre com muita dignidade e humanismo.

Ismael Alexandrino

Ao som de 'I remember' - John Pizzarelli
Degustando Café com Raspas de Chocolate
Imagem: 'Retrato do Dr. Gachet' - Vicente van Gogh

7 comentários:

Alvaro disse...

Andei meio sumido, mas é que a mudança de local e uma série de coisas pra fazer impediram me de vir aqui mais vezes. Porém, não esqueço da nossa amizade e do seu blog. Grande abraço!!
Fui...

Anônimo disse...

Adorei este post! Tenho muito a dizer sobre este assunto, e me desculpa se o meu comentário acabar virando um post por causa do tamanho...
Well, gostei muito por tudo o que escreveu a respeito da cura e sobre a sua visão como um futuro médico. Eu mesma tive a experiência de ter passado pela mão de excelentes médicos no Brasil que me trataram como uma humana e não como um objeto de experiência. Muito contribuiu o meu positivismo na cura por um tratamento que fiz na coluna e todos os médicos disseram que 50% do meu alto astral é que fez com que este tratamento surtisse efeito, e em uma velocidade absurda. Na época, disse aos médicos que o meu humor e a minha perseverança era o espelho dos cuidados e da atenção que obtive deles.
Aqui nos isteites, tudo é do contrário. Os seguros saúde são um bando de carcamanos sem vergonha, tudo envolve-se dinheiro e a maioria dos médicos te tratam como um produto e não como um ser humano. Pra vc ter idéia (talvez vc já saiba disso) a mulher grávida só tem direito em fazer apenas UMA ultrassonagrafia durante a gestação. Aqui cesária é no último caso mesmo, quase nenhum médico aplica, pois custa $$$. A mulher defitivamente não tem a opção de escolha como no Brasil. E mesmo assim, qdo uma mulher precisa fazer cesária, é do método antigo, ou seja, ela quase morre de dor durante dias após a cesária. No Brasil, há anos as mulheres saem andando 1 dia após a cesária.
E a respeito da oftalmologia? Coisa mais arcaica que já vi na minha vida. Não existem aquele monte de aparelhos para os exames anuais. Glaucoma eles nem fazem esse teste, enquanto no Brasil, o meu médico fazia pelo menos 1 vez por ano.
Sobre o sistema público de saúde daqui, não difere do Brasil. O paciente tem que pegar senha, fila, etc. A única coisa boa é que ele ligam pra casa do paciente uns dias antes da consulta pra confirmar.
Enfim, quem disse que os EUA é país de primeiro mundo no que se refere a qualquer tipo de prestação de serviços?
O Brasil está anos-luz de muita coisa que acontece aqui e por isso fico indignada com tanta coisa "trash" que observo por aqui.
Ahhh, pra matar a sua curiosidade, um seguro-saude para um casal em torno de 20 a 40 anos custa mais ou menos 450 dolares. E mesmo com esse dinheirão todo ainda somos obrigados a conformar com esta droga...
Espero que Deus traga ainda muitos médicos brasileiros pra trabalharem aqui, pois o panorama não é nada bom.
Mil beijos

Anônimo disse...

Realmente, o importante é zelar pela saúde física e psíquica das pessoas, independente de como se chegue a tal resultado... Já vi casos intrigantes.
Bem, ismael, vou indo.
Grade abraço e até muito breve.
obs: gosto das suas idéias e creio que muito podemos compartilhar um com o outro.
Até...

Anônimo disse...

É tão bom qdo a gente encontra um médico eclético que entende de medicina alternativa e procura entender o paciente.
Adorei o texto.
Um beijão

Anônimo disse...

Simplesmente soberbo o ensaio. Todos que lidam com a arte médica deviam ler para não ficarem apenas com a visão do curar cientificamente mas também dar vez à saúde do pct no plano emocional, filosófico, pessoal, religioso e intimista. Esses valores, embora não pregados no mundo científico-consumista-materialista de hj, são com certeza facetas do indivíduo muito importante para a definiçcaõ e a melhor qualidade de sua saúde. Abraço.

Anônimo disse...

Excelente sexta pra ti, grande Ismael.

Tudo de bom e até muito breve.

;)

Anônimo disse...

Oi Ismael, sumido...
Para mim foi muito bom saber que você tem essas avaliações, já dentro de si, antes de formado. É meio caminho andado para não fazer parte da alienação da maioria dos médicos. Uma visão holística, com certeza, será o norte dos médicos do futuro. Sem isso, eles jamais verão o todo e passarão o resto da vida olhando o pequeno, a parte, o relativo.
Grande abraço, meu amigo e vê se não some.