Café Alexandrino - O lado aromático da vida

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Matar está na moda

Crônica

Após ganhar a rua, deliciava-me com o visual da Praia de Boa Viagem. Sol a pino, mar azul, gostosa brisa. Por ser uma quarta-feira, notei que havia gente demais em dado local da praia. Fato incomum por não ser em época de férias, final de semana, ou feriado.

Intrigado com a movimentação, fitei-a, e, mesmo sem parar o carro, pude notar do quê se tratava. Havia 1.000 cruzes pintadas de preto fincadas na areia, em vez das costumeiras sombrinhas de verão. No próximo semáforo, li em uma faixa que pessoas vestidas de preto seguravam: "2.108 assassinatos em 151 dias". 13 é a proporção dos homicídios diários em Recife. Mais de um a cada meia hora. Assustador.

Os jornais impressos, os telejornais, fazem das cenas de violência um palco. Das vítimas mocinhos sem-graça. Dos criminosos temidos heróis. O sentido do sangue que escorre no asfalto se perdeu, os bastidores pouco interessam, as lágrimas se extinguiram. O que vale é o espetáculo momentâneo, a cena chocante, a audiência vidrada, eufórica, em êxtase. Impressiono-me como a vida está banalizada. Mostrar a violência tornou-se lugar-comum, todos fazem, todos comentam; poucos se compadecem, ninguém se move.

Parece-me que a indignação com a morte provocada não mais existe. Não nos impressionamos mais com assassinatos. Acostumamos com os homicídios. Clamamos por vingança. Pedimos a legalização do aborto. Matar é a nova moda.

Bandido mata. Polícia mata. O marido mata. O amante mata. A esposa mata. A amante mata. O irmão mata. O filho mata. O pai mata. O padrasto mata. A madrasta mata. A mãe mata. A fome mata. E eu morro cada dia um pedacinho.

Gostaria de matar a indiferença. Gostaria de matar a cobiça. Gostaria de matar a avareza. Gostaria de matar a ganância. Gostaria de matar a vaidade. Gostaria de matar a soberba. Gostaria de matar o ódio. Gostaria de reviver o amor.

Gostaria de viver em paz.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Imagine' - John Lennon
Degustando Fumaça de Pólvora
Imagem:'Mil cruzes' - Agência Estado

5 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso esse texto, Ismael!

Apesar do livro dos sonhos dizer que quem sonha que está matando é pq está estressado, eu nunca sonhei em matar, muito menos pensei em matar alguém.

Imagine que esses dias até um site eu achei explicando como vc pode matar uma pessoa que nao gosta, pode?

É meu amigo, diria que talvez a tendência dos matadores seja aumentar, assim sendo.

Em nome do ódio e do preconceito sao cometidas atrocidades para as quais a sociedade fecha os olhos. E assim caminha a humanidade.

Bom feriado, lembrando que Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Beijo!

Anônimo disse...

Oi
estou de casa nova, venha me ler!
Beijocas mils

Eellaa disse...

Oi
estou de casa nova, venha me ler!
Beijocas mils

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Míryan disse...

Bandido mata. Polícia mata. O marido mata. O amante mata. A esposa mata. A amante mata. O irmão mata. O filho mata. O pai mata. O padrasto mata. A madrasta mata. A mãe mata. A fome mata. E eu morro cada dia um pedacinho.
"Concordo plenamente com vc."
Continue denuciando através de seus artigos, crônicas e poesias amigo. Quem sabe...um dia isso mude.