Café Alexandrino - O lado aromático da vida

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Polícia Federal faz apreensão na casa do irmão de Lula

Crônica do cotidiano


Deflagrada nesta segunda-feira (4), a Operação Xeque Mate, de combate ao contrabando de peças usadas na montagem de máquinas caça-níqueis, incluiu uma batida policial inusitada. Munida de autorização expedida pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal realizou, em São Bernado do Campo (SP), uma missão de busca e apreensão na casa de Genival Inácio da Silva, o Vavá. Vem a ser o irmão mais velho do presidente da República.

As investigações foram iniciadas há seis meses. Não se sabe, por ora, quais as acusações que pesam contra Vavá. Uma equipe da PF esteve na casa dele no início da manhã. O blog conversou com um dos responsáveis pela investigação. Ele disse que não estava autorizado a informar o que foi, afinal, apreendido na casa do irmão do presidente.

A nova operação da PF resultou da junção de dois inquéritos. Num deles, apura-se o contrabando de equipamentos eletrônicos de máquinas caça-níqueis. Noutro, investiga-se a ação de uma quadrilha que, sob a liderança de policiais, comercializava armamentos ilegalmente e é acusada da prática de tortura.

Cerca de 600 agentes federais foram às ruas nesta segunda. Cumpriram 135 mandados judiciais –85 de prisão de suspeitos e 50 de busca e apreensão. Ao final do dia, haviam sido detidas 77 pessoas em seis unidades da federação: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, São Paulo e Distrito Federal. O irmão de Lula não está entre os detidos. Esta não é a primeira vez que Vavá se vê enredado em casos rumorosos.

Instado a comentar a ação da PF, o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) disse que não se pode condenar Vavá a priori. E emendou: "Agora, a polícia, para ter ir ido à casa dele, fazer uma apreensão desse tipo, deve ter tido alguma informação, algum indício. Ele vai ter de se defender, naturalmente."

Josias de Souza1


Ao som de '300 picaretas' - Paralamas do Sucesso
Degustando Pizza com Caipirinha
Imagem:'Falcão' - Ismael Alexandrino


Josias de Souza1 é jornalista e colunista da Folha de S.Paulo.

2 comentários:

Lisias disse...

Fala ai irmão! Tudo bem com você? Fiquei sabendo que seu irmão casou, é isso mesmo? Manda meus parabéns pra ele. Estamos super bem por aqui, e melhor agora que o verão começa em breve! Li seu post, e acho bom ver que certas pessoas pagando pela corrupção generalizada. Duas coisas, seriam mesmo elas que deveriam ter sido presas e seria prisão a melhor forma para disciplinar corrupção?

Lisias disse...

Estamos com planos de ir so no fim do ano. Vou um pouco de Dezembro em Goiania e um pouco de Janeiro em Campinas. E ai? Quando você termina a residencia? :)