Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sábado, 16 de junho de 2007

Paris Hilton e A Pedra do Reino

Crônica

Paris Hilton é a nova fantoche do mundo ocidental. Assim como sua amiguinha a depravada e drogada Britney Spears, Hilton está sendo carregada para lá e para cá por blindados. Só que, desta vez, os carros não são seus, nem das bonecas Barbie, mas da polícia americana. Um delegado, que ela já seduziu na penitenciária, soltou a moça. O promotor e o juiz, mais bravos que bode da Paraíba amarrado, mandaram novamente a moça para a cadeia. E ficam nesse lenga-lenga. Não se sabe se a moça vai para sua "casinha", ou se fica na penitenciária de luxo, especial para celebridades.

A novela Paris Hilton está dando o que falar. Bem mais IBOPE que a nova minissérie da Rede Bobo. A Pedra do Reino, do global Ariano Suassuna, até agora, está com audiência sofrível. O povo brasileiro já não gosta, e pouco entende de literatura. Quando esta é caricata e bizarra, muito menos. Além do mais, em A Pedra do Reino, a única mulher com gestos de sensualidade que apareceu estava vestida até o pescoço. Desse jeito, sem mostrar pelo menos uma curvinha do bumbum, fica muito difícil de a Senhora Globo alavancar IBOPE.

Bem que a Patricinha do Reino poderia se integrar ao elenco de A Pedra do Reino. Artificialidade suficiente ela tem, não restam dúvidas. Lógico que não atuaria como atriz. Claro. Isso já seria exigir demais da magrela. Mas talvez como parte do cenário, sendo um cabo de vassoura de palha, ou mesmo um boneco de cera, sei lá. E depois, acho que ela e Ariano se entenderiam muito bem. Com seu sorriso contido, típico de quem está com diarréia, não lembro de tê-la visto falar algo de útil. E o senhor Suassuna, que tanto admiro e respeito, ultimamente também tem falado cada besteira...Chegou a dizer que rock não é cultura. Talvez seja efeito colateral de se fazer 80 anos.

Convenhamos, não é uma fala que se esperaria de um Secretário da Cultura. A mocinha Paris, vá lá, todo mundo sabe que dirige a vida de forma embriagada, à revelia. Mas o professor Ariano Suassuna o povo ainda respeita, e o tem em alta estima. Senil, ele deveria não se embriagar pelo sucesso, e conter as impetuosas frivolidades. Assim, poderia evitar que sentíssemos o gosto amargo de algo amadurecido demais.


Ismael Alexandrino


Ao som de 'Gente Humilde' - Chico Buarque

Degustando Castanha de Caju
Imagem:'Casa de Pedras' - Ilma Barrilari

Um comentário:

Anônimo disse...

Clap clap clap!
ta passando essa minisserie de Ariano é?
poxa...provavelmente ng dah valor aih neh?
e eu querendo tanto assistir... hehehe
=)
depois me conta!
um xêro=*