Café Alexandrino - O lado aromático da vida

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Mulheres, acordai-vos!

Artigo

Há, basicamente, dois tipos de mulheres: as anormais, e as que têm Tensão Pré-Menstrual (TPM). Poucos homens gostariam de ter uma mulher anormal. Inclusive eu. Mas a maioria, acredito, gostaria de que as TPMs de suas belas fossem mais controladas, mais comedidas. Inclusive eu.

A TPM é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre nos dias que antecedem à menstruação. Caracteriza-se por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, assim como manifestações físicas. Dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia são freqüentemente observadas.

Mas uma das características mais marcantes deste período tão peculiar é a chatice exacerbada. Sim, a maioria esmagadora das mulheres quando estão na TPM são extremamente chatas, e o pior, muitas nem se dão conta disso. Para complicar mais ainda, nota-se nelas uma labilidade emocional ímpar. O fato de chorarem sem que tenham, necessariamente, um porque deixa qualquer homem atordoado, sem saber o que fazer, de cabelo em pé. Não é nada fácil entender isso.

No entanto, as coisas não estão completamente perdidas nesses períodos de carma. Existem algumas medidas paliativas, que amenizam todo o rebuliço hormonal. Eis algumas delas:

  • Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
  • Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
  • Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.
  • Fazer exercícios aeróbicos (Sexo é sempre um ótimo exercício aeróbico!). O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor (Se sexo for o exercício escolhido, o humor do parceiro agradece muito). Além disso, eles, os exercícios físicos, liberam endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar (Se sexo for o exercício escolido, o bem estar é potencializado infinitas vezes).
  • Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.
  • Tomar polivitamínicos. Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso de polivitamínicos.
  • Acupuntura. Tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do "stress" e das cólicas menstruais.
  • Ioga, meditação. Ajudam na redução do stress, diminuindo ansiedade e depressão.
  • Procurar um médico assim que possível. Alguns deles sabem o que falam.
Enfim, existem sim medidas que amenizam a TPM. Ainda há mais duas que considero medidas-limite: 1) engravidar sucessivamente; 2) o marido sair de casa para bater um futebolzinho com os amigos.

Para aliviar a TPM, vale tudo. Ou quase. Só não vale não fazer nada, pois homem normal nenhum tolera a chatice ambiental que uma "boa" TPM consegue provocar.


Ismael Alexandrino


Ao som de 'Cala, meu amor' - Vinícius de Moraes
Degustando Suco de Limão sem Açúcar

Imagem:'A mão que balança a rosa' - Marcelo Silva

5 comentários:

Míryan disse...

Adorei Ismael!
Que todos os homens (e algumas mulheres ignorantes) pudessem ter acesso a essa leitura. Valeu amigo! E reconheço, ficamos mesmo, chatas nesse período. rsrsrs...
Abraço

Anônimo disse...

Outra dica para os homens é que não nos importunem nesses dias!!!Ajuda bastante!E junto a isso mto carinho e atenção!
Bjs lindinho!

Anônimo disse...

E viva você, que tem consciência desse período ´mulheresco´ hoho

Acho que com o tempo, esses sintomas só acentuam, dureza.

Fiquei até com vontade de reencaminhar esse seu texto para minha lista do Outlook, reforcando para alguns como é importante tentar entender uma mulher nesse período, que pra nós mesmo é tao complicado!

Segundo uma amiga gineco, um implante de progesterona (dura 3 anos)suspende a menstruação, livra-se da TPM e da dor mamária.

Como acredito a progesterona engorda, logo, eu nao aderiria esse tratamento, mas fica aí mais uma dica para o teu texto, tao bem escrito.

Um abraco,

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk
SUPER!!!!
vou imprimir e ler pra Alain :P
xero, doutor=*

Anônimo disse...

mostrarei isso para a sua sobrinha,
você acha que ela vai me bater? =P
ueauahuaehaeueah