Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sábado, 10 de dezembro de 2005

Chumiguinhas

Crônica


Já era seis da tarde. Eu ouvia aquela vendedora de doces com muita atenção. Ela me dizia que há anos atrás, observava uma criança. A criança, sem piscar, admirava uma formiga e apontava seu dedinho para ela. Como a menininha era muito nova, não pronunciava bem o nome do inseto. Mesmo assim, fez uma observação de que as "chumiguinhas" trabalhavam unidas, e que se as pessoas também fossem assim, certamente o mundo seria melhor.

Ficamos imaginando -- a senhora e eu -- quão sábio era aquele coração. Há dois mil anos atrás, Jesus Cristo dizia "deixa vir a mim os pequeninos, porque deles é o reino dos céus". Creio que existe, basicamente, duas coisas preponderantes no coração das crianças que as fazem distintas dos adultos e, portanto, dignas do reino dos céus. A pureza e a sinceridade do coração dos pequeninos conseguem enxergar coisas que o experiente coração adulto não é capaz. Falta a simplicidade de encarar as situações com pureza e sinceridade.

É fato que vivemos em um mundo perverso, no qual devemos estar sempre atentos às intempéries a que somos sujeitos. É fato que, num mundo de mais de seis bilhões de habitantes, a sobrevivência permeia uma competitividade voraz e desleal. É notável que estamos expostos a uma espoliação rotineira. É marcante a violência que campeia entre o povo, assolando a raça humana. Tudo isso é verídico e deve ser considerado.

Contudo, se espelhássemos na natureza, talvez esse quadro poderia ser mudado. Isaac Newton, pai da física clássica, evidenciou na sua 3ª Lei, a veracidade da Ação X Reação. Basta lembrar que "física", do grego "physis", significa "natural", da "natureza". Baseado nisso, ação e reação na mais é do que um comportamento natural. Não fosse a atuação humana, equilibraria com perfeição. Uma "chumiguinha", vendo que tem pouca força, começa a trabalhar, guardando comida pro verão. A outra, ao lado, vê que também é frágil e que precisa de sobreviver, também faz a mesma coisa. E assim, todas fazendo o seu papel, se ajudam mutuamente, perpetuando a espécie e continuando o ciclo de vida natural.

Julga-se a violência algo inconcebível, mas pede-se vingança. Reclamam do trânsito caótico, mas furam o sinal vermelho. Ficam tristes e desolados com as enchentes e os rios poluídos, mas não são capazes de guardar um papel de bombom no bolso até que se chegue no lixo mais próximo. Quando se vêem com problemas e diante de situações difíceis, recorre-se aos vícios e às drogas, incapazes de enfrentar o problema de frente.

Possivelmente, se nos atentássemos à pureza e sinceridade de um olhar infantil, seriamos capazes de mudar quem está do nosso lado. E este, agindo da mesma forma, também influenciaria positivamente seu próximo,e o outro...e o outro. Talvez assim, seguindo o exemplo das "chumiguinhas", consigamos construir uma sociedade mais igüânime, que colabora entre si e, com isso, um mundo melhor. Imagino.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Imagine' - John Lennon
Degustando Algodão Doce
Posted by PicasaImagem: 'Formigão' - Mariani Malinowski

8 comentários:

Anônimo disse...

concordo em gênero, número e grau com seu post... falta realmente a inocência/pureza de uma criança nos corações....
Quer que um cartão é?
Ah, fácil, manda teu endereço completo pro meu email: bagunceira@globo.com

beijo e uma ótima segunda aí!

Anônimo disse...

é por essas e outras que fico feliz de ter uma criança enorme dentro de mim. Ainda me emociono facil, apesar da idade, ainda me doi ver alguem sofrer e ainda prefiro me unir pra conquistar.
Mas a verdade é que o mundo, cada dia mais, me faz viver reclusa, ele anda egoista e malvado demais pro meu gosto.
Beijocas mil e boa semana

Anônimo disse...

As crianças nos ensinam a viver o que um dia quem sabe ainda viveremos... Esquisito pensar assim já que todos um dia fomos crianças!!!! FLW.. Abraços e vamos seguir as chumigas!!!!

Viscondi disse...

não tem jeito. vou te linkar no meu blog. você é fera.

Anônimo disse...

Nobre confrade,
é por essas e outras que nosso café literário, lá em casa, de quando em vez, tem que acontecer! A inspiração que tens demonstrado é paga fiel fala, na tua direção. Parabéns por este espaço magistral que criaste! Só uma palavra: adiante! Sinto que vêm coisas gradiosas a reboque!
Foi um prazer tomar este café!
Um forte abraço,

Anônimo disse...

Olá Ismael!`
É verdade, as formigas,como outros animais, nos tem dado exemplos de vida. Mas nós no nosso egoismo, na pressa para acudir nossos interesses, ignoramos essas preciosidades.

Kari disse...

Caramba! É isso mesmo!
Eu também acho que se cada um fizer um pouco, juntos conseguiremos concertar as coisas desse mundo!
Mas parece que sempre falta o primeiro passo, né?
Aí que abuso eu tenho quando vejo alguém abrindo a janela do carro e jogando algo do lado de fora... Dá uma raiva...Aff

Ah. Quanto ao livro "Segredos", eu pensei que era um filme... heheh Mas valeu pela dica, viu?

Beijo
Kari

Anônimo disse...

Puxa! Se arrependimento matasse...
http://blog.cronicanet.com.br/queima-o-morador-de-rua/
Ótimo texto! Ótima linha de racicínio! Parabéns por ter esse modo de pensar.
Abraço!