Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sábado, 3 de dezembro de 2005

A partida

Poesia

Vai, mulher, ... Vai!
Vai e morre.
Vai porque queres.
Morre porque vai.

Antes de ires,
Gasta por completo tua ira,
Joga fora as flores que te dei,
Não cantes mais a canção que te fiz
-- tão singela, tão sincera --;
Apaga os meus rabiscos tolos,
Todos ensaiados nas madrugadas frias
Em gélida solidão de cama.
Abandona os meus versos aguerridos,
Abandona também os de lamento e penúria.
Dá vazão a isto que te apetece !
Gasta teu verbo mordaz
Todo em segunda pessoa
Na sua forma mais que perfeita,
Ou gaste-o na terceira coloquial.
Derrama o fel amargo e putrefato
Desta tua alma sequiosa
Desidratada pelos olhos em dilúvio.
Atira-me os cristais que estão à tua volta
Sem medo de me machucar.
Quebra todos os retratos
-- estáticos, inertes, pré-moldados, previsíveis --
Com as tuas mãos, ou com a cabeça que tens.
Quebra tudo mais quanto puder,
De preferência os sentimentos rudes,
Os instintos mais primitivos,
O orgulho de estimação -- tão oportuno! --,
Mas que corrói teu âmago
E é capaz de te jogar na cama,
Na lama, na lama...
Num poço sem fundo, sem retrocesso.

Quebra-os ... todos!

Depois da balbúrdia desvairada,
Permita-me, por obséquio,
Comprar flores novinhas e cheirosas
E te dá-las ao som de uma nova canção
Dedilhada com as cordas marcadas de saudade
No braço companheiro do meu violão.
Dá-me um lapso de tempo
Para eu fazer rabiscos com mais nexo
Para ensaiar melhor as palavras de cada verso.
Escuta o grito do meu coração,
Percebe dele o desespero
Agonizando em um sangue muito vivo,
Afogando em um sangue muito úmido.
Atenta-te para meus olhos cintilantes
Marejados de dor, de saudade, de amor...
Permita-me que eu ajunte
Cada pedaço de vidro à nossa volta
Cada peça jogada de cristal,
Cada caco de mim que resta no chão.
Ouça, então, meu silêncio constrangido,
Que não te diz nada muito elaborado
Senão aquilo que me arrebata,
Aquilo que me impulsiona
Na eternidade de cada instante.
Ouça-me, abraça-me, sinta-me.

Quero-te ... toda!

Vem, minha mulher, ... vem!
Vem e vive.
Vem porque eu te chamo;
Vive porque eu te amo.


Ismael Alexandrino


Ao som de 'That I could be good' - Alanis Morissette
Degustando Café Solúvel
Posted by PicasaImagem:'Dom quixote-The power of thought' - Salvador Dali

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ismael!
Um café bem acompanhado é sempre bom para começar o dia.
Café com conteúdo, Café que fala a alma, ou melhor sente a alma e por sentí-la,respeita-a, confortá-a.
Num mundo cada vez menor, para uma população cada vez maior é bom compartilhar Essências e Vida.
Uma agradável semana para ti.
abraços apertados.

Anônimo disse...

Muito bom!!!!! Acho que há tempos leio algo assim.. Flw.. abraços!!!

Anônimo disse...

Belo poema e uma bela imagem para completá-lo. Voltando de viagem estou de volta aqui para degustar um bom café e bons textos. Abraço!