Café Alexandrino - O lado aromático da vida

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Quando se deve deixar escapar uma lágrima

Ensaio

A Ricardo Gurgel



E me escapou uma lágrima.

Perda de final de campeonato? Não, independente do esporte e, menos ainda, se está jogando ou assistindo passivamente. Não. Nesses momentos não me deixo escapar lágrimas. Eu grito, enraiveço-me e acompanhado de soluços derramo lágrimas traiçoeiras.

Conquista de uma vaga no emprego? Essa situação passa longe: pulo, abraço, saio para jantar, distribuo beijos a quem amo (recebo aos montes também) e sorrio muito a ponto de chorar -- doce água abençoada --, e com veemência.

Ah, já sei! Perda ou saudade de um grande amor? Talvez alguns de vocês pensem assim. Claro que não! Canto, canto muito nessas horas. E o canto é de um gosto acre, na escuridão, e com muitas pausas -- sempre impedindo águas torrenciais de inundarem meus olhos e afogarem minha boca.

Traição? Desfaleço.

Um corte profundo, talvez? Insistentemente não. Meu corpo treme, queima, dói, xingo tudo e todos! E sofrendo derramo lágrimas à contra-gosto.

Injustiça? Luto.

Nascimento de um filho? Nada disso. Nessa ocasião eu viro profissional: bato foto, filmo, escrevo (tudo com um ar abobalhado). Nessas horas, até as lágrimas descem dançando.

Morte? Malditas lágrimas de sangue.

Laureado de turma? Nota mais baixa? Final de férias? Perda de dinheiro? Ganhar muito dinheiro? Não receber ligação da amada?
Não, não e não.Tantos momentos tristes e alegres com as mais variadas atitudes, mas com algo em comum: não deixo escapar uma lágrima. Elas saem em bando e de fugitivas.

Uma situação, porém, por mais singela que seja, é o suficiente para eu dar o passaporte de liberdade para essa companheira muitas vezes rebelde, outras vezes melancólica.

Deixo o frio tomar conta do meu corpo na preparação do calor intenso logo a seguir. Fixo o olhar, ao mesmo tempo em que desligo do mundo, enquanto ela vai tomando conta da órbita que tanto conhece. Não faço objeção. Depois, sinto-a molhando meus cílios e tomando forma na iminência de escorrer em gota. Ela cumpre seu papel. Minhas mãos ficam paradas e deixo-a escolher seu trajeto até dissolver-se invisível, e é nesse momento que acordo, ou melhor dizendo, eu nasço.

Esse momento é único todas às vezes. Ah...Benditas palavras de carinho -- inesperadas e gratuitas -- de um amigo sincero para renovar minhas esperanças em cada nascimento.

João Antonio Ribeiro



Ao som do 'Barulho da Chuva'
Degustando Cappuccino
Posted by PicasaImagem: 'La lágrima' - Perenzalez

7 comentários:

Anônimo disse...

oi Ismael.

Lágrima rola de "emoção" e cumpre totalmente o seu papel.E as vezes acontece tão de repente, sem motivo aparente.Algo que me deixa emocionada.Uma lembrança,uma saudade,um amor.Choro a toa, dizem.Eu penso que não.Só choro por algo que meu coração pede.Ele é quem manda, então....

Para ganhar um ano novo que mereça este nome,
você, meu caro,
tem que merecê-lo,
tem que fazê-lo de novo,
eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Que você consiga!
Feliz 2006!

drika disse...

Que lindo texto!! Renascer é importante, obrigatório... somos novos a cada amanhecer, mesmo que sejam mudanças sutis, temos um novo dia inteiro pela frente, todos os dias. E que sejam dias bem felizes em 2006!

bjos!

Anônimo disse...

Fala meu rapaz, bonito texto, singelo, mas sincero; e isso é o que importa...
Passando para lhe desejar um feliz ano novo e dizer que, após longo tempo, voltei a postar, devagar, mas voltei.
Por isso, quando quizer, dê o ar de sua graça em minha casa, estará de portas abertas.

Forte abraço e felicidades
Felipe (welton)

Anônimo disse...

Isto aqui está cada vez melhor.
Passo aqui pra te desejar todas as melhores coisas do mundo. Anseio por um 2006 cheio de realizações e de evolução, além de muitos amigos e momentos felizes. Grande abraço. Te cuida!!

Anônimo disse...

Oi João,
Parabéns pela homenagem a Jaca, muito linda!!! É sempre bom poder sentir a energia que cerca uma amizade verdadeira até nas palavras!!!
Bjs

Anônimo disse...

Texto lindinho..
saudade de vcs !
bjus!

Anônimo disse...

piriquital! valeu aí meu amigo, a citação, esse texto realmente tem tudo a ver comigo, era lendo e parece que me vendo no espelho, com minhas 'loucuras' e com a percepção mágica e sublime da vida que temos lá bem dentro de nosso âmago e que muitas vezes tem medo de aparecer. Um grande abraço. RJACARÉ