Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Não quero saúde, quero é carnaval

Crônica


O Governo Brasileiro acabou de cortar mais de 5 bilhões de reais da verba destinada à saúde, segundo a Folha Dinheiro em Brasília.

Ah!, mas para quê ter saúde? Para quê saúde para seu filho? Para quê saúde para o povo? O negócio é carnaval e esmola. Saúde é para quem não tem com o quê se divertir. E nós temos! Afinal, somos o país do carnaval, a maior e melhor festa surubal do país.

Às vezes, falta-se papel para solicitação de exames nos hospitais públicos. Mas, para quê papel? Médico tem que fazer milagres. Papel, exames, campo cirúrgico, soro fisiológico, fios cirúrgicos, antibióticos para os pacientes...isso tudo são coisas desnecessárias, supérfluas! Coisa de gente que não tem o que fazer!

Hoje, durante uma cesárea que eu estava no CISAM (Maternidade da Encruzilhada, Recife-PE, referência em atendimento materno-infantil), a energia do hospital acabou nada mais nada menos que 4 (isso mesmo: quatro!) vezes durante a cirurgia. Sim, claro que o hospital tem gerador elétrico e depois de algum tempo ele assume a energia. Mas, imagine quão agradável você estar com o bisturi na mão, fazendo um corte no útero para retirar um bebê pré-maturo que está em sofrimento fetal, e você tendo que retirá-lo o mais rápido possível, e a energia simplesmente acaba, você fica no escuro com o útero sangrando, sem poder retirar o bebê! Que coisa mais agradável, não é?! E depois, você precisa de mais um fio cirúrgico para fechar a cirurgia e, simplesmente, não tem mais um fio cirúrgico (cat-gut simples 2.0) no hospital!

Depois os culpados são os médicos! Só não se fala que o número de atendimentos aumentou demais e a verba não foi repassada para o hospital. Assim, as contas de energias não foram devidamente pagas e os materiais básicos necessários não foram comprados.

Bom, mas isso é besteira! Para que energia no hospital se o FREVO em Recife está completando 100 anos e precisa de muita energia para alimentar as dezenas de Trios Elétricos que estão na rua comemorando?

Agora é hora do circo! Ruim disso tudo é que os palhaços otários somos nós, contribuintes, médicos, pacientes, pessoas em geral que necessitam de atendimento com um mínimo de decência e respeito.

Papel para solicitação de exames? Energia para ligar luz dentro de uma sala de cirurgia? Energia para manter respirador em UTI ligado para não matar gente? Fio cirúrgico? Que grande besteira isso tudo, não se precisa disso!

Papel é para fazer bandeirolas, ‘fru-fru’ e confetes... Energia é para Trio Elétrico e festas de Colarinho Branco... Fios são para amarrar bandeirolas piegas coloridas nos postes da cidade escrito "é tempo de carnaval, é tempo de festa"!

Vamos lá, gente, em uníssono: "É ritmoooo, é ritmo de festa! Rárráê!" . Grande festa! Belo palco! Que fantástico são os Bonecos de Olinda, os fantoches do Brasil, os palhaços cidadãos.

Ismael Alexandrino


Ao som de 'Bye bye tristeza' - Sandra de Sá
Degustando Café Preto com Raspas de Canela
Imagem:'O Fastino' - Pedro, o viajante

7 comentários:

Unknown disse...

...que desabafo!!!
bjs

Anônimo disse...

Meu amigo Ismael... parabéns por ainda conseguir se debater, de verdade! Eu cansei... é muita decepção... muita gente incompetente... você sabe que omissão e egoísmo não são características minhas, mas o que fazer quando temos Clodovil, Collor, Frank Aguiar, Maluf, dentre outros, LEGISLANDO no senado? PQP! Que eu esteja errado... mas o nosso país não tem solução... construirei minha ilha, com muros altos e cerca elétrica, duas guaritas, três cachorros grandes, blindarei o meu carro, comprarei um helicóptero e tentarei ser feliz...
Um abraço frustrado.

liliana miranda disse...

pera.. deixa-me ver.. não me lembro bem massss em que governo tivemos a energia privatizada?!...
um abraço

Anônimo disse...

...não resisto.. perdão Ismael... mas acho que tem gente do governo por aqui, como um petista que sou sei reconhecê-los.[:D] Elas são craques para mudar o foco, passar por cima do detalhe e tentar sair por cima... Siga em frente... essa tática está na cartilha!
Abraços.

Anônimo disse...

Senti um leve tom de samba enredo em seu texto...

Abraços!

Vicktor Reis disse...

Alexandrino Amigo aquele fraterno abraço. Vou contar pra você uma estória da vida real passada com um amigo meu, brasileiro e músico, que nos encanta aqui em Portugal.

Um dia destes encontrei-o num centro comercial, tinha regressado de Curitiba.

Deslocara-se ao hospital público de Curitiba pois um filhote recém nascido sem o palato carecia de intervenção cirúrgica e, embora descontando para a Segurança Social aqui em Portugal, mandavam-no de um lado para o outro sem lhe resolverem o problema.

No hospital de Curitiba entrou pela manhã cedo e depois da ficha preenchida foi passando de especialidade em especialidade onde lhe faziam exames. Ao fim do dia diagnóstico completo e intervenção cirúrgica marcada para alguns dias depois.

Intervenção realizada com exito e seu filhote em plena recuperação...

Aqui em Portugal se confiamos somente nos órgãos de informação somos completamente desinformados e pensamos viver num país G8!!!!

Abraço amigo.

Anônimo disse...

Já postei várias vezes sobre esse 'assunto' e cansei. Juro.
Prefiro falar do seu Blog.
Gosto da disposicao das coisas, as primeiras linhas que li, seu jeito de 'falar'.
Nossos blogs têm uma coisa em comum: eu também só falo da minha visao do mundo! Posso comecar falando da porta da geladeira que, fatalmente, o assunto vai se desviar e vai acabar na minha visao do mundo.
Por isso sou fácil de se conhecer.
Um beijao e nao posso mais beber um capuccino, senao nao durmo... rss