Café Alexandrino - O lado aromático da vida

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

A senhora e a pedra

Conto

... Curta Parada ...
E a senhora, cansada de esperar, sentou na areia. Como se tivesse achado uma pedra preciosa, pegou o seixo e ficou olhando para ele, imóvel. O que se passava na cabeça dessa senhora calejada e tão delineada pelas curvas dos ossos? Talvez ela estivesse com inveja desse ser inanimado, por ele ser tão polido... como podia isso acontecer?... (não sabe o tempo que a água levou para essa pequena pedra ser esculpida. Quem sabe se ela também tivesse pelo menos um pouco mais de intimidade.)

Será que a saudade do marido lhe corrompia? Que sorte esta pedra poder viver por si só, sem de ninguém sentir saudade. Ah, era para cor viva que ela dedicava àqueles olhares fundos e negros que imitavam a sua cor (a sua alma talvez fizesse parte dessa escuridão). E o cansaço de seu membro tão delineado pelas curvas ósseas não acabou com o diálogo: a sua outra mão já a recebia como filha, mas por pouco tempo. A senhora , tomada por um impulso que não se transmitia para a face, arremessou o seixo que não ultrapassou um metro. O que a levou a arremessar com todas as suas forças? Infelizmente não pude perguntá-la, pois o pneu do ônibus foi consertado e seguimos viagem (depois fui refletindo no caminho e acredito que ela lançou a pedra para se libertar, libertar-se do pensar, posto que os meninos deveriam estar com fome em casa e ela precisava levar as palmas que estavam no saco azul ao seu lado).

João Antônio Ribeiro

Ao som de 'Cajuína' - Caetano Veloso
Degustando água
Posted by PicasaImagem: 'Cena Árabe' - Dario Mecatti

3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro a postaR! Belo retrato de uma senhora já idosa refletindo sobre sua vida e o seu sentido a partir da observaçao de uma pedra. São poucas as pessoas que conseguem enxergar no cotidiano um flerte para as artes e para a filosofia como vc demonstrou no texto. Alguns não se prendem a essa observação e vivem tão somente o dia após dia. Essa é a diferença de um grande poeta para qualqeur mero cidadão comum. Parabéns!!

Anônimo disse...

Talvez ela tenha lançado o seixo porque é isso que o seixo espera que se faça.
Um lindo fim de semana
beijocas
PS: prometo mandar email amanha com um pouco do que vc me pediu

Anônimo disse...

Bonito conto, Ismael.
Seja muito bem vido ( novamente) e: que café mais chique!
Beijão